ENSINO MÉDIO

O norteador do trabalho do Ensino Médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus consiste em dar continuidade ao que foi realizado no Ensino Fundamental: a formação do cidadão participante e capacitado para se adaptar à realidade em que vive e efetuar mudanças cidadã e crítica no mundo contemporâneo,

Atentos às exigências e especificidades do Ensino Médio, apresentamos uma proposta consistente e atualizada que privilegia tanto o desenvolvimento intelectual quanto o conhecimento e a prática de valores humanos.

Nesse sentido, nossos alunos são preparados para buscar, selecionar e discutir informações diversas, conhecer conceitos de saberes de vários campos do conhecimento aplicá-los em situações diferentes e saber lidar com as diferenças. Para isso, eles participam de atividades diversificadas sem equipe, individuais, disciplinares e interdisciplinares, acadêmicas e relacionais que os preparem para ter êxito nos exames ENEM e Vestibulares e na vida cidadã.

A realização dessa proposta exige uma organização diferenciada dos tempos e dos espaços escolares do Ensino Médio que, no caso do Colégio Sagrado Coração de Jesus se concretiza com:

• Uma carga horária semanal mais robusta: 30 aulas para a 1ª e 2ª séries.

• Matriz curricular adequada e balizada pela matriz do ENEM.

• Sistema de avaliação com instrumentos diversificados (provas discursivas e objetivas, simulados por disciplina e por área, trabalhos em equipe, trabalhos de campo, propostas de intervenção, verificação de aspectos atitudinais).

•  Serviço de orientação de estudos e escolha profissional.

• Projetos que oportunizam a ação solidária.

• Aulas práticas de química e biologia no laboratório.

• Disponibilização de lousa interativa e outros recursos digitais para a aprendizagem adaptativa

• Participação no simulado ENEMVEST e PAERP da Rede Pitágoras.

• Olimpíadas esportivas estudantis e participação em competições externas

• Produção de texto  orientada, no modelo ENEM, pelo professor de Redação.

• Participação na Mostra de Arte ”Literarte” e na Mostra de Ciência e Cultura.

• Disponibilização de atividades na Plataforma digital Pitágoras (pesquisas, sala de aula virtual, conteúdos ampliados, coleção didática online).