ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

O Colégio Sagrado Coração de Jesus opta por uma metodologia que enfatiza os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, com a mesma intensidade, propiciando aos nossos alunos o desenvolvimento de suas habilidades e competências na busca da autonomia, participação, responsabilidade e formação do pensamento reflexivo e crítico.

Com atividades contextualizadas e interdisciplinares buscamos o desenvolvimento formativo e a construção de uma aprendizagem significativa.

E para que essa proposta se efetive,o Colégio Sagrado Coração oferece aos alunos do Ensino Fundamental l:

Roda de Leitura: Semanalmente, os alunos fazem leitura de livros literários (escolhidos por eles) com o objetivo de desenvolver a pratica da leitura e letramento. E mensalmente participam de seminários a partir da leitura de livro indicado pela professora.

Sarau de Poesias: Anualmente, a partir da identificação do gênero textual poema, o aluno é estimulado a declamar e produzir poemas.

Produção Textual:A partir da produção de texto baseando-se nas características  dos diversos gêneros apresentados

Visitas técnicas orientadas: com o objetivo de enriquecer e ampliar os assuntos estudados, os alunos realizam pesquisas de campo em museus, igrejas, parques e cidades históricas.

Atividades disponibilizadas na Plataforma Digital Pitágoras: pesquisas, jogos, trilhas de aprendizagem.

Apresentações artísticas e de peças teatrais com a participação dos alunos em eventos: Festa Junina e na Mostra de Arte Literária: Literarte.

Mostra de Ciências e Cultura: Bimestralmente. Com a participação dos alunos que  apresentam os trabalhos por eles produzidos.

Projeto Sexualidade: Trabalho interdisciplinar desenvolvido no 5º ano que visa refletir sobre as mudanças físicas, hormonais e emocionais inerentes à adolescência e sobre a importância dos cuidados e do respeito com o próprio corpo para um desenvolvimento saudável da sexualidade.

Projeto Corrente do Bem: Desenvolvido nas aulas de Ética, com o objetivo de resgatar valores, tais como: amor, fraternidade e união enfatizando o sentido da Ação Solidária.

Projeto Pintores Famosos: vida e obras de pintores e conhecimento da história da arte.